08/05/2014
Auditório SENAC-ES
Vitória foi a sétima cidade a receber, neste ano, o seminário do Ciclo MPE.net “Como levar sua empresa para o mundo das vendas online”, realizado pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico - Camara-e.net, no auditório do Senac -ES, na última quinta-feira, 8/5. A programação, com oito palestras sobre diferentes temas do e-commerce, empolgou o público, formado majoritariamente por lojistas e por empresários do setor de serviços, além de profissionais de tecnologia da informação (TI) e estudantes.
Na abertura do seminário, falaram as representantes dos Correios, Patrícia Teuber, e do Sebrae, Christiane Barbosa e Castro. Ambas destacaram o crescente interesse pelo e-commerce no Espírito Santo, em especial nos municípios que fazem parte da Região Metropolitana de Vitória. Em razão de suas características econômicas e por sediar importantes estruturas de distribuição e logística, a região tem apresentado várias iniciativas no segmento do comércio eletrônico, incluindo empresas que são destaques nacionais em seus ramos de negócios.
A capital capixaba concentra diversas atividades relacionadas ao comércio exterior. As exportações de café, de produtos siderúrgicos e de pellets de minério de ferro fazem com que a movimentação portuária da região seja um fator dinâmico da economia local. As importações pelos portos do Estado também somam valores próximos a US$ 1,5 bilhão.
A Região Metropolitana de Vitória possui ainda importantes atividades industriais. Duas das maiores bases industriais do país situam-se nessa região: as usinas de pelotização de minério de ferro da Vale, antiga Companhia Vale do Rio Doce, situada em Vitória, e a produção de aço da Arcelor Mittal, antiga Companhia Siderúrgica de Tubarão - CST, situada no município de Serra. Ambas as empresas são consideradas entre as mais competitivas e rentáveis do país.
O Espírito Santo destaca-se pela produção de petróleo e gás natural. O Estado é hoje a segunda maior província petrolífera e o segundo maior produtor de petróleo do Brasil. Os campos petrolíferos se localizam tanto em terra quanto em mar, em águas rasas, profundas e ultraprofundas. A Petrobras é a empresa que mais investe no Estado.
Durante a Copa do Mundo, a cadeia produtiva do turismo pode surpreender. Embora não seja uma das cidades-sede da Copa, a capital do Espírito Santo vai receber as seleções da Austrália e de Camarões. As duas delegações vão se preparar para a disputa do Mundial em terras capixabas. A expectativa do Ministério do Turismo é que cerca de 20 mil turistas visitem o Estado. As duas seleções ficarão hospedadas em hotéis de Vitória. A escolha pela capital vai atrair milhares de torcedores, profissionais da área de eventos e de esporte, familiares dos jogadores, jornalistas e fornecedores. Tudo isso abre oportunidades para bares e restaurantes, para toda a economia do turismo, para o artesanato local e, também, para o e-commerce.
Alda Amaral (à dir.), ganhadora do Notebook, com Francisco Wilson Albuquerque (centro),
dos Correios.
O seminário do Ciclo MPE.net difunde informações e dá orientações sobre as boas práticas do comércio eletrônico aos empreendedores que querem construir ou já possuem lojas virtuais. O público capixaba que esteve no auditório do Senac-ES teve a oportunidade de saber mais sobre assuntos como logística e marketing digital e conhecer diversos serviços e ferramentas que ajudam o empreendedor a obter êxito em seu negócio. Além disso, os participantes concorreram a dois prêmios. Foram sorteados Sandro Ricardo de A. Bueno, que ganhou um leitor de livro digital Kobo, e Alda Amaral, que saiu do evento com um novo notebook nas mãos.
Sandro Ricardo de A. Bueno (centro), ganhador do e-Reader Kobo, com Bruna Lourencetti (à esq.),
palestrante do MercadoLivre