Facebook Pixel Fallback

Veja como foi o ciclo de: EVENTO ONLINE AO VIVO SOBRE E-COMMERCE

09/07/2020

Camara-e.net realiza terceiro evento online do Ciclo MPE 2020

QUANDO FOI:

09/07/2020

ONDE:

INTERNET

Pesquisas apontam que durante o período de quarentena e isolamento social, o Comércio Eletrônico e as vendas online tiveram um crescimento bem maior comparado a este mesmo período em 2019. Desta forma, empresários e empreendedores têm buscado aprimorar suas táticas de venda em lojas digitais e redes sociais, buscando a qualidade do serviço em diversos segmentos do e-commerce. 

Pensando nisso, a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) promove desde abril as palestras do Ciclo MPE de forma gratuita e online, um ciclo que capacita e auxilia micros, pequenos e médios empreendedores que estão começando no mundo dos negócios online, ou que buscam melhora na qualidade do negócio. 

No dia 09/07 (quinta-feira) ocorreu a 4ª edição do Ciclo MPE 2020, com mais de mil inscritos e 700 participantes, a coordenadora do Ciclo MPE, Renata Carvalho dona do perfil She's The Boss mediou todo o evento.

Planejamento da loja digital

O primeiro palestrante na data foi Pedro Pessanha da Loja Integrada, que explicou a importância do planejamento de uma loja digital, apontando tópicos essenciais para o sucesso da loja, como: 

  • Definir o mercado de atuação
  • Estudar o mercado e a concorrência
  • Entender o fluxo de vendas 
  • Plataformas e sistemas
  • Pagamento
  • Transporte e 
  • Marketplace


Credibilidade e clientes fixos 

Na sequência, a jornalista Letícia Martins, dona da multi plataforma Momento Diabetes, fez uma palestra sobre como tornar visitantes em clientes fixos, a partir de informações que podem ser disponibilizadas de forma online.

A empresária explica que a credibilidade é um dos principais fatores que influenciam o visitante a efetuar a compra na sua plataforma, e que em casa de marcas que não tem um poder de marketing tão alto, é necessário transmitir confiança ao seu futuro cliente logo de cara. 

"Muitas pessoas ainda podem ter uma insegurança no e-commerce, as pessoas têm medo de fazer a compra online, colocar os seus dados naquele site, passar segurança a partir das suas plataformas informa ao seu visitante que você é uma empresa séria"

Letícia Martins também sugeriu a adesão do selo Clique e-Valide da camara e-net, como uma alternativa para reafirmar a segurança da sua loja digital.



Importância dos Correios na logística e entrega

Para finalizar o período da manhã, Warley Pires, técnico dos Correios, palestrou sobre o serviço de logística e entrega que tem sido adotado pelos empreendedores.

Já é de entendimento comum que o transporte e tempo de entrega de um produto é um dos principais fatores de influência no processo de e-commerce, desta forma os Correios prestam um serviço de ferramentas de gestão de postagens, que personalizam o contato entre empresa e cliente e funciona como um investimento na área logística da loja virtual, dando espaço para que o empreendedor foque em outros aspectos do comércio digital.



Mídias sociais e marketing digital 

No período da tarde Samantha Dutra, publicitária e especialista no marketing digital como ferramenta de impulsão das vendas online, abordou como o uso das redes sociais e a comunicação e marketing digital podem alavancar o seu negócio.

"Nós não precisamos mais esperar que o cliente passe na porta da nossa loja online, então nada mais inteligente do que utilizar essas mídias digitais para alcança-lo" pontua Samantha.

Além disso, a empresária explica que o brasileiro passa em média pelo menos 9h no celular e que estar nas redes sociais faz a sua loja online de fato existir, para comunicar quais os produtos e ideais daquela marca. 

Samantha também pontuou que é mais importante ter uma quantidade razoável de seguidores que interagem e efetuam compras no seu site e plataforma, do que ter muitos seguidores inativos. 


Oficina prática: como montar minha loja online? 

Para finalizar, o empresário Fábio Cecotto deu uma oficina prática da criação de uma loja online na plataforma da Loja Integrada, e explicou como informações básicas de design e estética do site, até a facilidade da navegação colaboram para que a sua loja online seja bem vista pelos clientes, resultando na efetividade da compra. 

"Nós precisamos agir e sair da inércia, criar uma loja digital e aproveitar plataformas como a loja integrada, mesmo antes ou depois da pandemia, isso é uma alternativa para os empreendedores que buscam o sucesso." apontou Fábio.

Sorteios e depoimentos

Após o evento, foi realizado o sorteio de três edições do livro "Bora Vender" do empresário Alfredo Soares no Instagram do Ciclo MPE, e os ganhadores foram Cláudio Azevedo, Maraísa Machado e Marcos Freitas. 

Nas redes sociais os participantes da palestra comentaram que o Ciclo é uma forma de adquirir conhecimento e colocar em prática no seu negócio, de forma online e 100% gratuita. 

Serviço: O póximo evento online do Ciclo MPE acontece no dia 23/07. Clique aqui e inscreva-se!



Ver todas as fotos
Flicker
  • Redes sociais
Realização
Realização Camara-e.net
Apoio
Sebrae
Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) | CNPJ: 04.481.317/0001-48
Edifício Higienópolis Offices Tower - Av. Angélica, 2.503 - 5 andar, sala 56, 01227-000 - Consolação - São Paulo/SP
Contato: (11) 3237-1102 | E-mail: info@camara-e.net
2018 - Todos os direitos reservados
  • Patrocínio Master
  • Realização