01/10/2015
Hotel Slaviero Soho
O Ciclo MPE.net abordou temas como marketing digital, omni-channel, sistemas de pagamento online, entre outros
Segundo dados da E-bit, o comércio eletrônico brasileiro registrou faturamento na casa dos R$ 18 bilhões no primeiro semestre do ano, um crescimento de 16% em relação ao mesmo período de 2014. A previsão é faturar, até o final de dezembro, mais de R$ 41 bilhões. Os números chamam a atenção, principalmente diante de um cenário de recessão econômica pelo qual o país está passando. Para aproveitar oportunidades nesse setor em crescimento, não basta boa vontade. É preciso se capacitar.
Foi nesse espírito empreendedor que vários curitibanos assistiram ao ciclo de palestras sobre e-commerce promovido gratuitamente pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, no dia 01/10, das 8h às 18h, na capital paranaense.
Na abertura do evento, representantes do Sebrae e dos Correios deram as boas-vindas aos participantes e destacaram a importância de conhecer os três pilares do e-commerce – infraestrutura, operação e marketing – para o sucesso do negócio.
A primeira palestra do dia, ministrada pelo consultor do Sebrae Aldo Cristiano Reis Pacheco, abordou o meio digital como ferramenta de sucesso. O especialista falou sobre a influência das mídias e das redes sociais para a divulgação da loja virtual e a utilização de dispositivos móveis, como smartphones, para navegar na internet e comprar online.
Anderson Ferreira Martins, analista dos Correios, comentou sobre a evolução do e-commerce nos últimos 20 anos e como, atualmente, há inúmeras ferramentas para facilitar tanto a gestão quanto a experiência de compra. Para os empresários, Martins citou os serviços de logísticas, como o e-Sedex, específicos para quem vende pela internet, além das ferramentas para gerir estoque, fluxo, preparação das encomendas, os tipos de embalagens, etc.
As possibilidades de financiamento e linhas de crédito para investir em melhorias para a empresa foi o tema da palestra de Fernão de Souza Vale, do BNDES, que explicou também as vantagens do Cartão BNDES.
Ricardo Grandinetti, do MOIP, apresentou o sistema de pagamento online, dividido em facilitadores, intermediadores e combos (mistura de ambos), e deu dicas que podem ajudar na decisão de compra do consumidor, como tornar o processo de pagamento transparente, solicitando do usuário somente os dados que de fato são necessários; criar sensação de segurança e primar pelo diálogo, informando sobre as etapas da compra e fazendo o pós-venda da melhor forma possível.
O evento contou ainda com palestras sobre “Omni-channel”, ministrada por Alexandre Marquesi, da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM); “Como criar uma loja virtual usando uma plataforma gratuita”, conduzida por Anna Helise Haad, da Wix; “Impulso Digital”, apresentada pelo Diego Dourado, do UOL e-commerce, e “Marketing Digital”, realizada pelo consultor do Sebrae, Elias Junior.
Anderson Martins, dos Correios, apresentou o Movimento e-MPE, iniciativa da camara-e.net para apoiar as micros e pequenas empresas que atuam no e-commerce. Entre os benefícios da associação ao Movimento, está o acesso ao Selo Clique e-Valide e ao Kit de Competitividade Digital. Martins falou sobre a parceria entre a empresa e a camara-e.net, que irá conceder descontos aos clientes dos Correios.
Como forma de incentivar e inspirar os participantes, a camara-e.net convidou uma empreendedora da região para contar sua história. A jovem Natália Nunes, proprietária da loja virtual de moda feminina O Meu Look, explicou as vantagens que encontrou quando resolveu abrir um e-commerce.
“Nós tínhamos uma linha de telefone só para a loja online e toda hora ela tocava. A loja online trouxe muitos consumidores para a física”, lembra a empresária, que resolveu passar o ponto físico e investir exclusivamente nas vendas online. Alfredo Soares, da empresa de soluções em plataformas Xtech, também apresentou outros seis cases interessantes, entre eles iCaseShop e Garimppo.com.
Quem participa do Ciclo MPE.net ainda concorre a brindes! No final do evento, a camara-e.net sorteou entre os presentes um notebook e o ganhador foi Caio Celso Beck Alves.
Na sexta-feira, 02/10, cerca de 25 pessoas participaram da oficina ministrada pelos especialistas do Sebrae/PR, Correios e Xtech, no auditório do Sebrae.