09/04/2015
Universidade da Amazônia - Campus BR
Com o objetivo de capacitar micros e pequenos empreendedores que desejam vender produtos ou serviços pela internet, a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico realizou, no dia 09/04, no auditório da Universidade da Amazônia, em Ananindeua (Pará), o Ciclo MPE.net, série de palestras gratuitas sobre e-commerce.
Ao longo do dia, especialista das empresas parceiras da camara-e.net - entre elas os patrocinadores máster Correios, Sebrae, BNDES - explicaram os três pilares do comércio eletrônico: infraestrutura, operação e marketing.
Direito ao arrependimento, logística reversa e riscos online foram os temas abordados por Mário Pacheco da Silva Neto, do Sebrae, na palestra de abertura sobre os aspectos legais do e-commerce. Ele atualizou os presentes também sobre dois outros pontos importantes e atuais: o Marco Civil da Internet e o Protocolo ICMS 21 do Comércio Eletrônico, que tem preocupado muitos varejistas virtuais.
O motivo, segundo esclareceu, é o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nas compras feitas pela internet, que vem sendo cobrado no Estado de origem e, posteriormente, no de destino, dependendo da situação.
Para explicar o funcionamento da logística do e-commerce, desde a emissão do pedido até a entrega do produto no endereço escolhido pelo consumidor, a representante dos Correios, Lilian Suely Manfredo Gomes, apresentou um vídeo institucional e comentou sobre os modelos de identificação dos Correios para gerenciamento de postagens, o sistema de rastreamento dos produtos postados, quando e por que oferecer frete grátis, entre outros detalhes.
Na apresentação do BNDES, conduzida por André Luis Barros de Lima, os participantes puderem tirar suas dúvidas sobre os requisitos e condições para se conseguir crédito e financiamento para equipamentos, máquinas, capital de giro, etc.
Karine Nascimento, da Soluti, Adriano Ribeiro e Elias Jr., da Guia-se, falaram respectivamente sobre certificação digital, a importância do check out nas compras online e estratégias de marketing digital. O palestrante Paulo Peres, da Embrasoft, não pode comparecer ao evento, mas enviou um vídeo com dicas sobre como construir uma loja virtual de sucesso.
Antes de finalizar o evento, com o sorteio de um notebook entre os presentes, Aline Peixoto, da camara-e.net, apresentou o Movimento e-MPE, iniciativa da entidade que visa oferecer apoio aos micros e pequenos empresários. Para ter acesso aos benefícios, como o Selo Clique e-Valide e o Kit Competitividade Digital, a loja virtual precisa se associar ao Movimento e-MPE e ser aprovada em um processo de avaliação, que verifica se o e-commerce disponibiliza aos consumidores informações fundamentais, como CNPJ, Razão Social, endereço completo e formas de contato com a loja. Para saber mais, acesse www.cliqueevalide.com.br.