Ciclo MPE 2016: evento de capacitação em e-commerce promovido pela camara-e.net já passou por sete cidades e recebeu mais de mil empreendedores

08/06/2016
Com o patrocínio máster do BNDES e dos Correios, além do apoio do Sebrae e parceria com diversos associados da camara-e.net, o projeto ainda percorrerá outros nove municípios até novembro

Dados divulgados, no dia 31/05, pelo IBGE registram uma situação preocupante: o país tem hoje mais de 11 milhões de desempregados, ou seja, 11,2% dos brasileiros estão à procura de trabalho. Em meio a este cenário de crise, a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) segue com o projeto de capacitar pessoas com veia empreendedora para atuar no e-commerce, abrindo sua própria empresa na internet e, consequentemente, deixando de fazer parte das tristes estatísticas de desemprego.

Criado em 2003, o Ciclo MPE.net percorre o país com uma programação intensa de palestras sobre os três pilares do e-commerce: infraestrutura, operação e marketing. Até maio deste ano, o projeto esteve em sete cidades – Vitória (ES), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS), Campina Grande (PB), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Jundiaí (SP) – tendo capacitado gratuitamente mais de mil futuros empreendedores. Até novembro, outros nove municípios receberão as palestras (Indaiatuba, interior de SP, é o próximo, no dia 14/06).

Plenamente conectado com o ambiente virtual, o Ciclo MPE.net também proporciona a realização de cursos a distância. Assim, o secretário executivo da camara-e.net, Fernando Ricci, coordenador do projeto, reitera que a falta de tempo para o deslocamento não pode ser uma desculpa para não assistir às palestras do evento, também disponíveis online. “Ir ao local do evento tem diversas vantagens, pois os participantes podem fazer networking, conversar com os palestrantes ali mesmo e até fechar negócios. Todavia, o ambiente virtual possibilita a participação online remota, no conforto do escritório.”, pondera Ricci.

Com um público médio de 150 participantes por evento, o Ciclo MPE garante sucesso por onde passa graças ao patrocínio do BNDES e dos Correios, que ainda levam conteúdo sobre logística e como o empresário pode aumentar a chance de conseguir crédito para sua empresa. O Sebrae oferece apoio institucional e auxilia com palestras sobre planejamento. Além dessas instituições, a edição 2016 do Ciclo MPE.net conta com os seguintes parceiros: Goomark, Loja Integrada, MercadoLivre, MercadoPago, Soluti e Xtech Commerce. Especialistas da Systax e SuperPay também já palestraram nos eventos.

 

Histórias reais de empresários do e-commerce

Depois de um dia inteiro de palestras sobre como abrir uma loja virtual, vale a pena ouvir relatos de empresários locais que já atuam no comércio eletrônico e têm muita experiência para contar. É por isso que a camara-e.net reserva meia hora na programação do evento para isso e convida empreendedores da região para se apresentar. 

Destaques na imprensa

Em cada uma das cidades por onde o Ciclo MPE.net passou este ano, a imprensa local ficou interessada no tema e desdobrou o assunto, exibindo reportagens que mostram como o comércio eletrônico pode ajudar os brasileiros a driblarem a crise.

Confira abaixo algumas das matérias veiculas na TV:

  • 03/06/2016 – TV Tem, afiliada da Globo em Jundiaí (SP) – Vendas pela internet são opções de lucro em meio à crise econômica na região de Jundiaí (http://goo.gl/kfBaAp)
  • 20/05/2016 Jornal da Globo – Desemprego aumenta em todas as regiões do Brasil, aponta IBGE; e-commerce pode ser alternativa à crise (http://goo.gl/1OZKm3)
  • 06/05/2016 – RIT TV – Mulheres vendem online para ficar perto do filho (http://goo.gl/o1vqZR)
  • 05/05/2016 – Jornal das Dez, da Globo News – Comércio eletrônico teve aumento nas vendas e crescimento no número de lojas em 2015 (http://goo.gl/C3UBNY)
  • 22/04/2016 – Canal Futura do RJ – Especial sobre comércio eletrônico – 26 minutos de entrevista de estúdio (http://goo.gl/sHXbKj)
  • 14/04/2016 – TV Rio Câmara – Seminário sobre comércio virtual reúne empresários no RJ (http://goo.gl/baPtbl)
  • 05/04/2016 – TV Itararé, afiliada da Cultura em Campina Grande (PB) – Seminários capacitam micros e pequenos empreendedores da região (http://goo.gl/9MrWZP)
  • 05/04/2016 – TV Correios, afiliada da Record em Campina Grande (PB) – Palestras gratuitas sobre e-commerce (http://goo.gl/WoJBu9)
  • 18/03/2016 – TV Record de Porto Alegre (RS) – Record – Comércio eletrônico apresentou crescimento de 15% em 2015 (http://goo.gl/ylYXu7)
  • 17/03/2016 – RBS TV, afiliada da Rede Globo – Palestra gratuita em Porto Alegre capacita pessoas interessadas em abrir loja na internet (http://goo.gl/gUhc79)
  • 02/03/2016 – Programa Olhares, da TV Band Santa Catarina – Criatividade também é o forte na hora de empreender na internet (http://goo.gl/29Jgrw)
  • 17/02/2016 – TV Gazeta, afiliada da Globo em Vitória/ES – Lojas virtuais são oportunidade de negócio de baixo custo no ES (http://goo.gl/XyZBjO)
  • 15/02/2106 – TV Tribuna, afiliada do SBT em Vitória/ES – Boa ideia de negócio (http://goo.gl/NQVRJN)

Reportagem: Letícia Martins e Paloma Santos, assessoras de comunicação da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net)


Flicker
  • Redes sociais
Realização
Realização Camara-e.net
Apoio
Sebrae
Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) | CNPJ: 04.481.317/0001-48
Edifício Higienópolis Offices Tower - Av. Angélica, 2.503 - 5 andar, sala 56, 01227-000 - Consolação - São Paulo/SP
Contato: (11) 3237-1102 | E-mail: info@camara-e.net
2018 - Todos os direitos reservados
  • Patrocínio Master
  • Realização