Empreendedorismo virtual é alternativa para superar dificuldade econômica, dizem especialistas

28/04/2015, às 14:00
Evento teve a participação da camara-e.net e marcou o lançamento do projeto “Impulso Digital”

Como usar o e-commerce para superar as dificuldades econômicas atuais foi o tema da mesa redonda promovida pelo UOL Host nessa sexta-feira, dia 24 de abril, na capital paulista. O evento marcou o lançamento do reality show online “Impulso Digitalsobre empreendedorismo na internet.

Na abertura do bate-papo, moderado por Bruno Torres, gerente geral de marketing online do UOL, o diretor de Comunicação e Marketing da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), Gerson Rolim, comentou que, apesar da desaceleração da economia brasileira, a expectativa é que o e-commerce continue em ascensão. “As primeiras métricas mostram um crescimento da ordem de 20% no primeiro trimestre do e-commerce e sem sombra de dúvidas teremos um acréscimo do faturamento online na casa dos dois dígitos”, apontou Rolim, citando relatórios de empresas como E-bit e Braspag.

Entre as vantagens da web e do comércio eletrônico em momentos de crise, quando os reais presentes no bolso do consumidor ganham um valor ainda maior, Rolim destaca apossibilidade de pesquisar e comparar preços com facilidade e rapidez, optando pelo melhor custo-benefício de artigos necessários. “Em momentos de crise, o comércio eletrônico tende a crescer mais do que em momentos de tranquilidade econômica”, analisa.

Nesse sentido, acrescentou Edson Rigonatti, sócio da Astella Investimentos, os empresários de visão precisam estar no ambiente online e saber utilizar os recursos digitais. “O mundo está se digitalizando cada vez mais e cabe aos desbravadores tomarem a vantagem disso”, aponta.

O diretor de empreendedorismo da Endeavor, Luiz Manzano, ressaltou que ao abrir uma loja virtual, expandindo seu modelo de negócio para a internet, o empreendedor precisa saber que as “competências mudam drasticamente”. “O empresário terá que aprender a fazer marketing online e a pensar na logística de entrega, por exemplo,situações que não eram tão necessárias nas lojas físicas”, diz. “O empreendedor tem que ser curioso, buscar as novidades na internet e aprender a cada dia”, completa Rigonatti.

Impulso digital

Com o objetivo de mostrar os desafios do e-commerce e apontar soluções para que o negócio online obtenha sucesso, o projeto Impulso Digital, realizado pelo UOL Host, se materializa em uma série de vídeos sobre a evolução da loja online do empresário Alcyr da Silva Ferreira Neto, 35, dono da Empório do Lazer, na zona oeste de São Paulo.

"Hoje, a loja física paga as contas da virtual. Meu objetivo é que as duas operações sejam lucrativas, ou seja, que o site ultrapasse o breakeven", diz Neto, que está sendo acompanhado por uma equipe de consultores especializada em e-commerce, contratada pelo UOL.

O primeiro episódio trata do planejamento e diagnóstico do negócio. Ao todo, o reality terá duração de 10 meses, com a publicação de novos episódios às sextas-feiras, em seu site e seu canal do YouTube. Além dos vídeos, também serão disponibilizadas no site do programa apostilas, planilhas e apresentações sobre os temas tratados a cada semana.


Serviço:

Canal no YouTube: http://goo.gl/Z986YX
Teaser da projeto Impulso Digital: http://goo.gl/q7lkhg
Impulso Digital – Epsódio 01: http://goo.gl/VviQOs


Flicker
  • Redes sociais
Realização
Realização Camara-e.net
Apoio
Sebrae
Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) | CNPJ: 04.481.317/0001-48
Edifício Higienópolis Offices Tower - Av. Angélica, 2.503 - 5 andar, sala 56, 01227-000 - Consolação - São Paulo/SP
Contato: (11) 3237-1102 | E-mail: info@camara-e.net
2018 - Todos os direitos reservados
  • Patrocínio Master
  • Realização