Facebook Pixel Fallback

Alfredo Soares fala sobre mudanças no e-commerce causadas pela pandemia do coronavírus

07/07/2020

Desde março de 2020, o Brasil tem enfrentado a pandemia do novo coronavírus com medidas de isolamento social, que obrigou o fechamento temporário do comércio físico. Com isso, as vendas pela internet dispararam e quem não está no e-commerce certamente está perdendo negócio. 

A coordenadora do Ciclo MPE da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) entrevistou o empreendedor Alfredo Soares, autor do livro "Bora Vender: a melhor estratégia é atitude" em uma live repleta de insights sobre empreendedorismo digital.

Fundador da plataforma Xtech Commerce, que foi comprada pela VTEX, Alfredo já ajudou milhares de empreendedores a entrar no comércio eletrônico. Durante anos, ele palestrou no Ciclo MPE, quando o projeto da camara-e.net percorria cerca de 20 cidades por ano para capacitar micros, pequenos e médios empresários.

"Fui convidado pelo Fernando Ricci [que coordenou o Ciclo MPE entre 2011 e 2019], e nós estivemos juntos por dois anos viajando o Brasil fazendo essas palestras. Dali em diante desenvolvi esse meu lado de palestrante. As palestras se tornaram negócios e minha agenda passou para gestão 4.0, VTEX e investimentos", revelou Alfredo.

Eventos e conteúdo online

O empresário também abordou as vantagens dos eventos online. "Cada canal tem um nível de atenção do usuário. Acho que vamos ver uma melhora na curadoria dos eventos online. 

Eles se tornarão mais rápidos e com muito conteúdo", disse Alfredo, que investe boa parte do seu tempo para alimentar e engajar os seguidores no seu perfil do Instagram, onde realizou testes de audiência no IGTV, Lives e Lives programadas para avaliar qual teria mais audiência.

O empresário ressaltou que não existe fórmula, e sim um entendimento de qual ferramenta e atuação será melhor para o seu negócio. "O que vai fazer diferença não é a ferramenta, mas a consistência do que você se propôs a fazer, seguir seu planejamento e cronograma de publicações", esclarece.

Segundo ele, definir o objetivo do conteúdo é primordial antes do início das publicações. "Você tem que entender se sua live é para quem já é seu cliente, ou para atrair pessoas que não conheciam o seu negócio. A partir daí, você pode se planejar de acordo com sua linha editorial." 

Ele também alerta que é preciso entender a jornada do cliente do momento em que ele conhece sua marca até o momento de compra e de recebimento do produto. 

"Isso é fundamental para que você use essa inovação, tecnologia e conteúdo no momento certo, com horários e formatos diferentes", completou.



Quarentena e e-commerce

Durante a live, Renata Carvalho, coordenadora do Ciclo MPE, também ressaltou as mudanças vividas pelo no comércio eletrônico ao longo do isolamento social como quedas e aumento de vendas online em diversas áreas de empreendedorismo.

Alfredo completou que os processos foram acelerados para os empreendedores e que houve uma calibragem nas compras, além do aumento de busca por um público que não tinha o costume de comprar online, os produtos também mudaram, aumentando a busca por remédios e alimentação e diminuindo a busca do comércio da moda, por exemplo. 

"O comportamento de consumo foi mudando conforme a pirâmide de necessidade que também mudava, primeiro priorizando a saúde e depois a estética, já que o ser humano tem por essência a necessidade da autoestima", analisou.

Alfredo também alerta para a diferença entre criar a necessidade no cliente de consumir o seu produto a partir da técnica e do carisma no momento do atendimento ao cliente. Ele também aponta que é necessário procurar o caminho de mais eficiência, sendo que em um primeiro momento o marketplace pode ser uma alternativa antes da loja virtual mais elaborada.

"Para quem tem loja física, neste momento é a melhor opção, a agilidade pode salvar o seu negócio, uma comunicação por WhatsApp, entregas mais rápidas, entender a necessidade do meu cliente, e depois partir para uma loja própria na rede digital."

Para finalizar, Renata Carvalho afirma a importância de acompanhar a evolução digital do comércio, procurando sempre novas perspectivas de conteúdos. Nessa jornada, a camara-e.net ajuda o empreendedor com uma agenda de 18 eventos online no 2º semestre de 2020. Todos gratuitos, online e ao vivo.


Por isso, fique atento à programação. CLIQUE AQUI e confira.

https://ciclo-mpe.net/web/index/eventos

Texto escrito por Sarah Almeida, com supervisão de Letícia Martins, jornalista do Ciclo MPE


Flicker
  • Redes sociais
Realização
Realização Camara-e.net
Apoio
Sebrae
3
1
2
Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) | CNPJ: 04.481.317/0001-48
Edifício Higienópolis Offices Tower - Av. Angélica, 2.503 - 5 andar, sala 56, 01227-000 - Consolação - São Paulo/SP
Contato: (11) 3237-1102 | E-mail: info@camara-e.net
2018 - Todos os direitos reservados
  • Patrocínio Master
  • Realização