Facebook Pixel Fallback

Nicho de mercado: escolher segmentos específicos pode ajudar no crescimento do seu negócio

02/07/2020
Empreendedoras contam como é atuar no nicho de pet e fantasias para crianças – dois segmentos em expansão

Com um público mais específico e um produto mais bem definido, as lojas conseguem centrar a dinâmica de produção e consequentemente lucrar mais, a partir do entendimento da preferência do consumidor e baseando seus produtos naquela necessidade. 

Quando se trata de e-commerce, a concorrência pode assustar os novos empreendedores e, portanto, os nichos de mercado de tornam a melhor das soluções.

Esse foi o plano adotado por Karen Neves, administradora e empreendedora ao criar, em parceria com o marido, o e-commerce Zen Animal, um pet shop com foco em produtos e tratamentos naturais para os animais de estimação. "A nossa ideia era ser zen. Eu praticava yoga e minha cachorrinha sempre ficava comigo. Por isso, senti vontade de levar algo mais natural para os animais", conta Karen, que comemora os 6 anos da criação da loja virtual.

"Nossa ideia nunca foi ser um pet shop comum, pois isso tem em toda esquina. Focamos em produtos naturais e eficazes, que não causem danos à saúde do animal", defende a empreendedora.

Karen Neves afirma que sua paixão é a tratar dos animais da forma mais saudável 

Antes de abrir o e-commerce, Karen atuava no meio corporativo e já tinha experiências na área de vendas, mas precisou mudar o mindset para se tornar dona do próprio negócio. Definir um nicho de mercado a ajudou a manter o foco e crescer no mercado.

O casal não pensa em trabalhar com lojas físicas, mantendo apenas a loja virtual, mas Karen pontua que, mesmo no universo online, o atendimento ao cliente é mais importante do que a concorrência. "A concorrência nos motiva a buscar ser sempre melhor, mas não é o mais importante. O desafio da loja virtual é administrar o negócio no dia a dia, ter pessoas dedicadas dentro da empresa, oferecer o melhor atendimento ao cliente. Esse último ponto, aliás, é um grande diferencial", conta Karen.

 

Fantasias para crianças

Assim como Karen, a empreendedora Vanessa Cocco escolher focar em um público bem específico para vender suas fantasias: as crianças. Mãe de três meninas, Vanessa explica que as filhas foram as maiores inspirações para a criação da loja Quimera Kids. "A descrição dos produtos na loja virtual foi feita para encantar os pequenos, pois escrevei do jeito que apresento as peças para minhas filhas", conta.

 Antes de abrir a loja virtual, Vanessa era gerente de marketing em um banco e encontrou diversos desafios ao decidir empreender. "Atualmente, nós desenvolvemos, confeccionamos interna e externamente os produtos e vendemos online. Temos um site próprio, mas também estamos nos principais marketplaces como Magalu, Mercado Livre e B2W", explica a empreendedora.

 

Exposição das peças de roupa da loja Quimera Kids na Feira Mamis na Madrugada

Ao contrário de Karen, ela pretende abrir uma loja física, mas afirma que mantém como prioridade ampliar o portfólio dos produtos e se posicionar como marca no mercado.

Ideias de nicho de mercado

Se você pretende começar um e-commerce, mas não tem ideia do que vender, comece pesquisando nichos de mercado, segmentos poucos explorados pelas grandes empresas.

O Sebrae identificou mais de 50 palavras-chave e assuntos como "fantasia", "piercing", "bolo", "anos 60", entre outras, que são muito procuradas em sites de busca mas pouco exploradas através do anúncio da venda de produtos e serviços relacionados àquela busca.

Essas palavras-chave podem ajudar na identificação de um nicho de mercado. Confira o estudo do Sebrae no link: 

https://respostas.sebrae.com.br/50-oportunidades-de-nichos-no-ecommerce/


Flicker
  • Redes sociais
Realização
Realização Camara-e.net
Apoio
Sebrae
3
1
2
Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) | CNPJ: 04.481.317/0001-48
Edifício Higienópolis Offices Tower - Av. Angélica, 2.503 - 5 andar, sala 56, 01227-000 - Consolação - São Paulo/SP
Contato: (11) 3237-1102 | E-mail: info@camara-e.net
2018 - Todos os direitos reservados
  • Patrocínio Master
  • Realização