Facebook Pixel Fallback

Camara-e.net realiza terceiro evento online do Ciclo MPE 2020

05/06/2020
Evento teve 6 horas de duração e palestrantes abordaram criação de lojas e negócios digitais.

A quarentena causada pelo novo coronavírus (Covid-19) tem dificultado a vida de milhões de trabalhadores e empresários, que tiveram que fechar a porta de seus negócios. Muitos estão sem produzir, enquanto outros tiveram que se reeinventar para não perder dinheiro. Quem optou pelo comércio eletrônico vem encontrando uma luz no fim do túnel. Uma pesquisa do Movimento Compre & Confie, que tem o apoio da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), apontou que durante o mês de maio, compras e pedidos online cresceram em 132,8% em relação a este mesmo mês de 2019.

Mas nem todos os varejistas estavam preparados para vender online. Por isso, a camara-e.net está promovendo desde o dia 08 de abril de 2020 o ciclo de capacitação 100% online e gratuito para ajudar micros, pequenos e médios empreendedores a entrar no mundo dos negócios digitais ou expandir suas vendas. A 3ª edição do Ciclo MPE 2020, realizado no dia 28 de maio, recebeu mais de mil inscrições e contou a audiência de 580 pessoas.

A coordenadora do Ciclo MPE, Renata Carvalho, deu início ao evento afirmando que essa experiência tem sido um grande desafio e agradeceu pelo número de empreendedores que foram alcançados nesse processo.

Planejamento e estratégia de negócio digital

Filipe Gama, líder da escola Bora Vender, foi o primeiro palestrante do evento e explicou a importância do planejamento de uma empresa e o entendimento de processos na hora de criar o seu negócio digital.

"Ao criar um negócio online, é preciso pensar e trabalhar a parte de marketing dele, fazer o planejamento e estruturar bem as etapas. Estamos criando um negócio em um ambiente altamente competitivo, então é preciso que o empreendedor pense nesse  muito cuidado", afirma. 

Gama também enfatizou oito pontos principais a serem pensados na hora de entrar no comércio digital, sendo eles: Financeiro, Plataforma, Conteúdos, Sistema de Gestão, Marketing, Segurança, Pagamento e Logística.

Credibilidade e confiança do cliente

Em seguida, a jornalista da camara-e.net, Letícia Martins, apresentou algumas informações sobre como converter visitantes em compradores e compradores em clientes. 

Letícia que também é empreendedora apontou a importância da credibilidade e segurança transmitida pelo site ou plataforma da loja digital, levando em conta as inseguranças dos visitantes no momento do cadastro de dados da compra online.

A jornalista explica que desde o nome da sua loja virtual até as informações legais que devem aparecer em seu site são de extrema importância para que o futuro consumidor se sinta seguro em realizar aquela compra. "Ao colocar as informações certas no site e detalhes importantes, como um selo de credibilidade, estamos passando para o internauta a sensação de que a loja é segura e de confiança. Desta forma, você mostra para o seu futuro consumidor que é sua empresa é séria, mesmo que ele ainda não a conheça", pontuou.

Logística e entrega

Abordando a logística como um dos principais fatores do e-commerce, Eliane Santos, coordenadora regional de clientes empresariais dos Correios, contou como o serviço de entrega pode ser um diferencial para o negócio virtual durante a redução do atendimento físico.

Segundo Eliane, as ferramentas de gestão de postagens ofertadas pelos Correios personalizam o contato entre empresa e cliente e funciona como um investimento na área logística da loja vritual, dando espaço para que o empreendedor foque em outros aspectos do comércio digital.

"O serviço Correios Log+ abrange diversas etapas do processo de venda online, desde a armazenagem, passando pelo atendimento dos pedidos, embalagem, entrega e gestão do seu estoque até a entrega ao consumidor", explicou.

Marketing digital da loja online 

Na segunda parte do evento, o palestrante Diego Santana, fundador e CEO da E-Commerce Rocket, explicou a importância do marketing digital e das estratégias de comunicação e conteúdo nas redes sociais como fator de potência para o divulgação do negócio online, pontuando o relacionamento com o cliente e a multiplicação dos mesmos com relação à loja.

"O marketing digital não é apenas um canal. Alguns se destacam, mas são diversos meios de atrair atenção para o seu negócio", afirmou Diego, que é especialista em campanhas no Facebook ADs e tem mais de 30 mil seguidores no Instagram.

Parte prática

Para finalizar, Fábio Cecotto, executivo de marketing com mais de 30 anos de experiência, demonstrou na prática as etapas para abertura da loja virtual usando a plataforma Loja Integrada

O palestrante mostrou desde informações básicas até o design da loja online e ressaltou a importância de uma comunicação clara e sucinta sobre os produtos ofertados e o controle da sua plataforma. 

"Vocês já estão saindo da inércia assistindo esse evento e buscando conteúdo e informação. Agora é importante continuar dando mais alguns passos e abrir a loja virtual. Essa é a oportunidade de vender online", pontuou Cecotto.

Sorteio

No final do evento, foram sorteadas quatro exemplares do livro Bora Vender, escrito por Alfredo Soares, fundador da Xtech Commerce. Os sorteios foram feito no instagram da camara-e.net e as ganhadoras da vez foram: Laura Regiane Silva Barroso, Denise Fátima da Silva Oliveira, Catherine Oliveira Peralta e Carla Angélica de Castro Silva.

Serviço: O póximo evento online do Ciclo MPE acontece no dia 18/06. Clique aqui e inscreva-se!


Flicker
  • Redes sociais
Realização
Realização Camara-e.net
Apoio
Sebrae
Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) | CNPJ: 04.481.317/0001-48
Edifício Higienópolis Offices Tower - Av. Angélica, 2.503 - 5 andar, sala 56, 01227-000 - Consolação - São Paulo/SP
Contato: (11) 3237-1102 | E-mail: info@camara-e.net
2018 - Todos os direitos reservados
  • Patrocínio Master
  • Realização