Antonio Neto - BRASPAG

"Pagamentos seguros e ágeis, tanto para o lojista quanto para o consumidor, são resultado de checkouts muito bem pensados."

Especialista de Geração de Negócios da Braspag, Antonio Neto é formado em Relações Internacionais na IBMEC e conta com mais de 5 anos de experiência em e-commerce. No Ciclo MPE.net ele explica quais são as diferenças entre os meios de pagamento existentes no mercado e o que o empreendedor ganha ao escolher a melhor opção para seu negócio. Na entrevista a seguir, ele fala sobre tendências do setor, segurança e fraude, e a importância de se capacitar. "Poucas empresas nascem gigantes e muitos dos grandes clientes que estão conosco hoje nasceram como startups clientes da Braspag. Entre os empreendedores que visitam o Ciclo MPE estará a próxima B2W, a próxima Netshoes, a próxima grande ideia."
Confira:

Camara-e.net: Sua palestra no Ciclo MPE é focada em meios de pagamento na internet. Quais são os principais existentes no mercado?
Antonio Neto:
Os principais meios de pagamento na internet são os Cartões de Crédito e o Boleto. Ambos vêm se reinventando, seja pela sua incorporação em carteiras digitais, no caso do cartão de crédito, seja pelo registro dos boletos. Mas é inegável que eles formam a pedra de toque do e-commerce nacional. Cartões de débito, transferência, cash digital; todos os meios de pagamento alternativos têm particularidades e vantagens para certos nichos do mercado, mas a ampla adoção ainda é limitada devido à performance de conversão abaixo do ótimo.

Camara-e.net: Qualquer um deles serve para quem está começando?
Antonio Neto:
Quem está começando agora não precisa se preocupar em correr atrás de todos os meios de pagamento de uma vez só. Quanto mais opções um cliente tiver, melhor, porém, mais importante do que diversidade, é a qualidade da experiência de consumo. Comece com os pagamentos mais simples e mais comuns e parta para os menos disseminados conforme seu negócio for ganhando intimidade com a dinâmica do e-commerce.

Camara-e.net: Quando falamos em meios de pagamento na internet logo pensamos em segurança. A escolha de um bom parceiro de meios de pagamento pode trazer tranquilidade neste quesito ao lojista?
Antonio Neto: Costumo dizer que segurança é uma balança. Enquanto você se protege, você perde vendas em potencial. No mundo ideal, 100% das vendas bloqueadas por risco de fato eram fraudes, mas não é essa a realidade. Antes de pensar em segurança, o lojista precisa pensar à qual risco ele está exposto. Um estúdio vendendo arte digital não está sujeito ao mesmo risco que uma camisaria, e isso faz muita diferença na hora de pensar em um parceiro. Qual o valor médio das suas vendas? Quanto você vende por mês? Seu produto é visado por fraudadores? Existem alguns modelos de proteção no mercado, e cada parceiro é especialista em um deles. Mais importante do que a qualidade do serviço, o lojista precisa pensar se aquele serviço é o certo para o seu negócio. Perder vendas devido às regras inadequadas é tão ruim quanto perder vendas por fraude.

Camara-e.net: Por que é importante que o empreendedor/empresário conheça um pouco sobre meios de pagamento para gerir seu negócio?
Antonio Neto: Por que o Uber fez tanto sucesso? Porque as pessoas têm a ilusão de que estão andando de graça pela cidade. Elas pagam a fatura do cartão, não a corrida até o shopping. Ninguém gosta de pagar, essa é a moral da história. Conhecer bem os meios de pagamento é a melhor forma de escondê-lo do seu consumidor. Um lojista já precisa se preocupar com tanta coisa antes de conseguir realizar uma venda: marketing, estoque, fluxo de caixa... perder um comprador porque o seu pagamento não foi autorizado ou porque ele esqueceu de pagar o boleto é o desperdício de todo aquele esforço e investimento. Pagamentos seguros e ágeis, tanto para o lojista quanto para o consumidor, são resultado de checkouts muito bem pensados.

Camara-enet: Quais são as tendências em meios de pagamento na internet para este ano?
Antonio Neto: Segurança e simplicidade. Enquanto essas duas palavras parecem trabalhar uma contra a outra, o mercado se movimenta em direção ao encontro de ambas. Biometria, BigData, carteiras mobile, como ApplePay e SamsungPay. Todas essas iniciativas têm a expectativa de aumentar a segurança do lojista enquanto encurta a experiência de checkout do consumidor. A integração de parceiros em soluções verticais é outra tendência. Cada vez menos o lojista precisará contratar várias empresas para realizar seus pagamentos. A Braspag, por exemplo, já possui solução de Split de pagamentos com adquirência embutida, além de fornecer solução de risco, conciliação financeira e diversos meios de pagamento diferentes além do cartão e boleto. 

Camara-e.net: Qual a importância para a Braspag em participar do Ciclo MPE.net – um evento de capacitação para quem ainda está pensando em abrir um e-commerce ou abriu a loja há pouco tempo?
Antonio Neto:
Poucas empresas nascem gigantes e muitos dos grandes clientes que estão conosco hoje nasceram como startups clientes da Braspag. Entre os empreendedores que visitam o Ciclo MPE estará a próxima B2W, a próxima Netshoes, a próxima grande ideia. A Braspag adora boas ideias, e fazê-las crescer é o que nos trouxe ao 13º ano de liderança no mercado latino-americano. Conhecimento é a única riqueza que cresce quanto mais se compartilha. Enquanto nós ensinamos o pouco que sabemos no Ciclo MPE, aprendemos muito sobre a realidade e os desafios do nosso público consumidor.

Quer aprender mais sobre meios de pagamento na internet? Inscreva-se no Ciclo MPE do dia 01/03 em Brasília/DF e assista à palestra de Antonio Neto sobre a importância dos meios de pagamento para o seu e-commerce.

Clique aqui e inscreva-se gratuitamente.

 

 

Flicker
  • Redes sociais
Realização
Realização Camara-e.net
Apoio
Mercado Livre
Sebrae
Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) | CNPJ: 04.481.317/0001-48
Edifício Higienópolis Offices Tower - Av. Angélica, 2.503 - 5 andar, sala 56, 01227-000 - Consolação - São Paulo/SP
Contato: (11) 3237-1102 | E-mail: info@camara-e.net
2018 - Todos os direitos reservados
  • Powered by
  • Realização