Alfredo Soares - XTECH COMMERCE

"A plataforma precisa ser flexível e oferecer muitos recursos para os lojistas, com um valor acessível e custo-benefício."

Fundador da plataforma de lojas virtuais Xtech Commerce, Alfredo Soares é empreendedor bootstrap, palestrante, investidor-anjo e fundador da Socialrocket. Um dos empreendedores-promessa Endeavor 2016, eleito profissional de tecnologia pelo Fórum E-commerce Brasil 2017 e reconhecido como um dos empreendedores do ano no startup awards.

Camara-e.net: O Ciclo MPE 2018 começou em Brasília no dia 01/03 e a Xtech Commerce participou com a palestra "Como escolher a plataforma ideal para seu negócio". Qual é a importância de voltar para esta praça este ano?
Alfredo Soares: Estar novamente em Brasília é um privilégio para mim. Poder visitar outros estados me motiva a sempre melhorar e compartilhar tudo o que há de mais inovador no mercado de e-commerce. O Ciclo MPE me permite inspirar outros empreendedores com toda a minha experiência e ajudar a fomentar esse setor é uma grande honra.

Camara-e.net: Na sua opinião, qual é o potencial das MPEs virtuais para a economia brasileira?
Alfredo Soares: Os MPEs têm a chance de pivotar seu negócio e sentir as mudanças do mercado e do público mais de perto e isso é uma grande vantagem competitiva. Eu sempre reforço que segmentar e focar PARA QUEM vender e não O QUE vender é um dos segredos desse mundo dos negócios.

Camara-e.net: De que forma uma boa plataforma pode ajudar o lojista a vender mais?
Alfredo Soares: A plataforma precisa ser flexível e oferecer muitos recursos para os lojistas, com um valor acessível e custo-benefício. Além da tecnologia, é preciso ter parceria com as principais empresas do ecossistema, por exemplo.

Camara-e.net: Quais são os principais pontos que um empreendedor deve analisar antes de contratar uma plataforma de e-commerce?
Alfredo Soares: Acredito que o principal é entender os recursos que ele realmente vai precisar a curto e médio prazo e as diferenças do modelo de negócio entre as plataformas. Avaliar a flexibilidade tanto na questão de frontend (parte do layout) quanto na questão de integrações também é muito importante. Um ponto valioso para levar em consideração na hora de decisão é a estabilidade da plataforma e sua capacidade de escalabilidade para acompanhar o crescimento do negócio sem necessidade de migração.

Camara-e.net:  Quais são as tendências em plataforma para as micros, pequenas e médias empresas?
Alfredo Soares: A tendência são plataforma no modelo SAAS, são plataformas no modelo alugadas aonde a tecnologia é entregue junto a infra e serviço. Essa tendência dá velocidade e custo benefício ao empreendedor, que também ganha liberdade para focar no seu negócio.

Camara-e.net:  Em 2017, você ganhou o Prêmio E-commerce Brasil na categoria de Profissional de Tecnologia do Ano. O que esse prêmio significa para você e como um pequeno empreendedor pode se destacar no Brasil nesta área?
Alfredo Soares: Esse prêmio foi o reconhecimento de um trabalho dos últimos dois anos de um time de 30 pessoas. Um profissional não desenvolve nenhum negócio sozinho, por isso sempre falo em minha palestra a importância de escolher e investir no seu time, criar um negócio lucrativo e ter um plano de ação. Se destacar é algo muito relativo, as pessoas olham hoje um sucesso de algo feito nos últimos 03 anos, que foi resultado de 12 anos empreendendo. Então minha dica é buscar fazer algo com proposito, buscar resolver algum problema de verdade. O empreendedor não inventa, ele reinventa.

Flicker
  • Redes sociais
Realização
Realização Camara-e.net
Apoio
Mercado Livre
Sebrae
Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) | CNPJ: 04.481.317/0001-48
Edifício Higienópolis Offices Tower - Av. Angélica, 2.503 - 5 andar, sala 56, 01227-000 - Consolação - São Paulo/SP
Contato: (11) 3237-1102 | E-mail: info@camara-e.net
2018 - Todos os direitos reservados
  • Powered by
  • Realização