Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) em maio aponta uma situação preocupante: o país tem atualmente mais de 11 milhões de desempregados, ou seja, 11,2% dos brasileiros estão à procura de trabalho. Em meio a este cenário de crise, a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) segue com o projeto de capacitar pessoas com veia empreendedora para atuar no e-commerce, abrindo sua própria empresa na internet e, consequentemente, deixando de fazer parte das tristes estatísticas de desemprego.
Criado em 2003, o Ciclo MPE.net percorre o país com uma programação intensa de palestras sobre os três pilares do e-commerce: infraestrutura, operação e marketing. Até outubro deste ano, o projeto esteve em 16 cidades:
Vitória (ES), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS), Campina Grande (PB), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Jundiaí (SP), Indaiatuba (SP), Belo Horizonte (MG), Itabuna (BA), Sorocaba (SP), Belém (PA), Salvador (BA), São Vicente (SP), Goiânia (GO) e Guarulhos (SP).
O projeto já capacitou mais de 2.000 futuros empreendedores digitais. Até dia 10 de novembro, outras duas cidades receberão as palestras.
Com um público médio de 150 participantes por evento, o Ciclo MPE garante sucesso por onde passa graças ao patrocínio do BNDES, dos Correios e do Governo Federal, que ainda levam conteúdo sobre logística e como o empresário pode aumentar a chance de conseguir crédito para sua empresa.
O Sebrae oferece apoio institucional e auxilia com palestras sobre planejamento. Além dessas instituições, a edição 2016 do Ciclo MPE.net conta com os seguintes parceiros: Goomark, Loja Integrada, MercadoLivre, MercadoPago, Soluti e Xtech Commerce. Especialistas da Braspag e Cielo, Buscapé Company, MercadoPago, Systax, SuperPay e GS1 Brasil também palestraram nos eventos.
Histórias reais de empresários do e-commerce
Depois de um dia inteiro de palestras sobre como abrir uma loja virtual, vale a pena ouvir relatos de empresários locais que já atuam no comércio eletrônico e têm muita experiência para contar. É por isso que a camara-e.net reserva meia hora na programação do evento para isso e convida empreendedores da região para se apresentar.
Em cada uma das cidades por onde o Ciclo MPE.net passou este ano, a imprensa local ficou interessada no tema e desdobrou o assunto, exibindo reportagens que mostram como o comércio eletrônico pode ajudar os brasileiros a driblarem a crise.
Confira abaixo algumas das matérias veiculas na TV:
Reportagem: Letícia Martins e Paloma Santos, assessoras de comunicação da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net)