Empreendedores driblam a crise vendendo pela internet

12/04/2016
Seminários gratuitos que acontecem na próxima quinta (14), no Rio de Janeiro, mostram como abrir uma loja virtual

O comércio eletrônico no Brasil cresceu 15% em 2015 de acordo com a E-bit, contrariando os principais indicadores econômicos do país. Esse desempenho se deve, em parte, à chegada de novos empreendedores, que veem no setor uma maneira de fugir da crise. Só no Estado do Rio de Janeiro, mais de 10 mil novas lojas virtuais foram abertas em 2015 – um crescimento de 98% sobre 2014, segundo levantamento da Loja Integrada.

Para capacitar essa demanda crescente, a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) traz ao Rio de Janeiro, no próximo dia 14, das 8h às 18h30, o Ciclo MPE, série de seminários gratuitos que mostra aos participantes como planejar, estruturar, operar e divulgar uma loja na Internet.

O Ciclo MPE do Rio de Janeiro acontece no Teatro Lamartine Babo, no centro da capital fluminense, com oito palestras de 45 minutos de duração cada, abordando três áreas: Planejamento e Infraestrutura, Operação e Marketing. Depois dos seminários haverá uma oficina, também gratuita, para os participantes interessados em acompanhar a criação de uma loja virtual na prática.

“O Ciclo MPE é uma oportunidade tanto para quem está pensando em empreender quanto para quem já tem o seu comércio virtual”, diz Fernando Ricci, secretário executivo da camara-e.net e coordenador da iniciativa. “Quem ainda não tem uma loja pode obter informações para começar e operar da maneira correta, e quem já atua no setor, pode aproveitar para aprimorar seus conhecimentos”.

Foi o que fez a empreendedora Karen Neves, que procurou a capacitação antes de abrir sua loja virtual há cerca de um ano. Quando pesou os custos de ter uma loja física e uma virtual, o valor do aluguel do imóvel foi decisivo na escolha de atuar somente na internet. “A ideia do e-commerce surgiu junto com a oportunidade de poder atender o Brasil todo”, diz ela. Como aconselhado em uma das palestras do Ciclo MPE, Karen identificou um nicho de mercado, o de itens que colaboram para o bem-estar dos animais, aliviando o calor e ajudando na hidratação. Surgiu então a Zen Animal, cujos resultados estão surpreendendo a lojista. “Esse diferencial nos ajudou a crescer muito em 2015”.

Outros segmentos que atraíram os empreendedores locais em 2015 foram Moda & Acessórios, Eletrônicos e Casa & Decoração.

Com patrocínio máster dos Correios e do BNDES e apoio do Sebrae RJ, o Ciclo MPE tem por objetivo estimular a abertura de novas lojas virtuais e a adaptação das já existentes às normas de segurança, conduta e boas práticas que dão maior credibilidade ao comércio eletrônico.

 

SERVIÇO

Quando: 14/04, das 8h às 18h30

Local: Teatro Lamartine Babo - Centro Cultural Light

Endereço: Avenida Marechal Floriano, 168, Centro, Rio de Janeiro/RJ

Inscrições e programação:

http://www.ciclo-mpe.net/web/inscricao/index/eventid/138

Sobre o Ciclo MPE.net - Evento organizado pela camara-e.net e que está em sua 13ª edição. Tem como foco o micro, pequenos e médios empreendedores de internet que pretendem abrir uma loja virtual ou desejam ampliar seus conhecimentos e aperfeiçoar o negócio que está em operação na internet. O Ciclo é um treinamento gratuito, oferecido por um grupo de patrocinadores que apoiam a entidade. Mais informações: www.ciclo-mpe.net

Sobre a camara-e.net – Fundada em 2001, a camara-e.net é a principal entidade brasileira multissetorial da América Latina e de maior representatividade da economia digital no País, formando consenso no setor perante os principais agentes públicos e privados, nacionais e internacionais e promovendo o desenvolvimento dos negócios online no Brasil. Em seu quadro de associados, a camara-e.net conta com os mais importantes players do comércio eletrônico, entre eles empresas de infraestrutura, mídias sociais, chaves públicas, meios de pagamento, seguros e e-banking. Mais informações: www.camara-e.net.

 

Informações à imprensa:

Insight Comunicação – (11) 3284-6147 / 3262-5567

 Gisele Ribeiro – gisele.ribeiro@insightnet.com.br

Claudia Izumi – claudia.izumi@insightnet.com.br

Luana Magalhães – luana.magalhaes@insightnet.com.br


Flicker
  • Redes sociais
Realização
Realização Camara-e.net
Apoio
Sebrae
Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) | CNPJ: 04.481.317/0001-48
Edifício Higienópolis Offices Tower - Av. Angélica, 2.503 - 5 andar, sala 56, 01227-000 - Consolação - São Paulo/SP
Contato: (11) 3237-1102 | E-mail: info@camara-e.net
2018 - Todos os direitos reservados
  • Patrocínio Master
  • Realização