TV Itararé, afiliada da Cultura em Campina Grande, PB, entrevista especialistas em evento da camara-e.net

11/04/2016
Representantes dos Correios, BNDES e camara-e.net participaram da reportagem gravada durante o Ciclo MPE.net

No dia 05/04, a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) levou para Campina Grande (PB) o Ciclo MPE.net, série de seminários gratuitos que ensina como planejar, abrir, administrar e divulgar uma loja virtual de sucesso. O evento, realizado das 8h às 17h30 no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Campina Grande (ACCG) foi destaque na mídia da região e atraiu ao local importantes veículos de comunicação, entre eles a equipe da TV Itararé, afiliada da TV Cultura.

Os especialistas da camara-e.net, Elias Júnior, e do BNDES, André Luís de Barros Lima, concederam entrevista à repórter

Clique no link para assistir a reportagem completa (início em10min32seg): https://www.youtube.com/watch?v=9-zzJuXZgiE 

Seminário capacita micros, pequenos e médios empreendedores de Campina Grande

Um ciclo de palestras e oficinas está capacitando os empresários campinenses para atuar no comércio eletrônico, um setor que apesar da crise só vem crescendo.

Não ter que se preocupar com estacionamento nem enfrentar a movimentação do centro da cidade, além de ter à disposição vários tipos de produtos sem sair de casa. Essas são algumas das razões para o sucesso do comércio eletrônico. Em 2015, o segmento faturou 41 bilhões de reais no Brasil. Cada vez mais, os empresários estão ingressando no mundo virtual para vender produtos e serviços, mas antes de apostar no e-commerce é preciso saber como ele funciona.

Essa é a proposta de um ciclo de palestras que começou hoje pela manhã na Associação Cultural de Campina Grande, voltado para micros, pequenos e médios empresários. "O empreendedor precisa ter um CNPJ e uma empresa formalizada. A partir desse momento, ele tem que conhecer os pilares do e-commerce, então nós falamos de plataforma, meios de pagamentos, certificação e em divulgação através do marketing digital. São todas as formas de você ter sucesso no meio online", explica Elias Júnior, especialista em e-commerce e consultor da camara-e.net.

O Ciclo MPE.net é promovido pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico e reúne todas as informações necessárias para criar e manter uma loja na internet – desde a logística com a entrega dos produtos pelos Correios a como conseguir crédito para investir no negócio.

"São basicamente três pontos que o empresário precisa saber para aumentar as chances de conseguir crédito para investir no próprio negócio: a 1ª coisa é saber que a concessão de crédito bancário é baseada na confiança; nenhum banco, seja aqui ou em qualquer lugar do mundo, empresta recursos para quem ele não conhece, ou que ele até conhece, mas não tem segurança de que esse cliente vai poder pagar pelo empréstimo. A 2ª coisa que nós mostramos e que é muito importante o micro e o pequeno empresário saber é que, como a concessão de crédito é uma atividade baseada na confiança, é fundamental os empresários investirem na construção de relacionamento com os bancos, para que os bancos possam conhecer melhor como funciona a empresa, e a empresa possa entender melhor como os bancos atuam. A 3ª coisa que mostramos é que existem informações muito importantes que os empresários saibam sobre o que os bancos levam em consideração na hora de analisar um pedido de crédito", apontou André Luís de Barros Lima, do BNDES.

O comércio eletrônico não é apenas vantajoso pela comunidade oferecida aos clientes, é também bastante promissor para quem vende. "O que eu digo que é mais vantajoso e positivo é o custo. Hoje para você ter um off-line você tem que alugar um espaço, fazer obras, enfim, é um custo alto. Às vezes, depois de seis meses o negócio não dá certo, você fecha a loja, mas esse custo fica. Então o online é totalmente diferente. Você abre uma loja virtual onde coloca produtos, o custo é muito mais baixo, o estoque pode ser até mesmo na sua residência e você consegue operar a nível Brasil", declarou Elias Júnior.

Alisson Calixto sabe bem disso. Há quatro anos ele tem uma loja virtual de materiais esportivos e tem gostado dos resultados. "Nós profissionalizamos bastante o nosso e-commerce e estamos investindo na área, que é promissora. A grande vantagem é que não precisamos ter um local físico, economizamos na questão do aluguel e dos funcionários, e essa economia reflete no preço do produto. Inclusive, nós vendemos para o Brasil todo, temos uma cartela de clientes grande, porque temos abrangência de vendas, mas com o custo bem menor do que se fosse uma loja online", contou.

O comércio eletrônico vem tendo nos últimos anos uma participação bem significativa na economia do país. "Só cresce. A gente não vê essa crise no meio online. Os empresários estão super satisfeitos", declara Elias Júnior. As palestras do Ciclo MPE.net são gratuitas e amanhã o público vai participar de uma oficina prática.

Fonte: Letícia Martins e Paloma Santos, assessoras de comunicação da camara-e.net (comunicacao@camara-e.net)


Flicker
  • Redes sociais
Realização
Realização Camara-e.net
Apoio
Sebrae
Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) | CNPJ: 04.481.317/0001-48
Edifício Higienópolis Offices Tower - Av. Angélica, 2.503 - 5 andar, sala 56, 01227-000 - Consolação - São Paulo/SP
Contato: (11) 3237-1102 | E-mail: info@camara-e.net
2018 - Todos os direitos reservados
  • Patrocínio Master
  • Realização